Todo mundo faz marketing de conteúdo nos dias de hoje, mas nem todos fazem isso bem. Uma estratégia bem sucedida de marketing de conteúdo é aquela em que o conteúdo realmente fornece valor ao consumidor.



O truque para criar conteúdo que é valioso e relevante para o seu público-alvo é entender exatamente quem é seu público-alvo.

Quando você sabe quem são seus clientes e os problemas com os quais eles lutam diariamente, você pode direcioná-los de forma mais efetiva com conteúdo personalizado, inteligente, envolvente e, finalmente, converte-los em clientes.

A seguir, listamos algumas maneiras de desenvolver uma melhor compreensão do seu alvo demográfico para que você possa produzir conteúdo que realmente lhes interessa.

1. Criar “buyer personas”

A “persona” é a combinação das características que seu público-alvo e seus clientes possuem, que representa o estereótipo do seu cliente. Compreender quem eles são, o que eles gostam, o que eles não gostam e quais são seus problemas, permite que você adapte seu conteúdo para atender diretamente as necessidades deles.

A maioria das empresas têm mais de uma “persona”. Se você encontrar várias categorias nas quais você pode agrupar seus consumidores, você deve criar “personas” para cada categoria individual.

Ao realizar pesquisas de mercado ou coletar informações de sua base de clientes existente, você pode ter uma melhor compreensão de quem são as “personas” da sua empresa.

Quando estiver criando a “persona”, use as seguintes perguntas como base e incorpore outras questões mais específicas da sua marca ou comprador:


– Onde eles trabalham? Quais são seus cargos?
– Em quais indústrias eles trabalham?
– Qual é o nível de educação/estudo?
– Eles são casados? Eles têm filhos?
– Eles possuem ou alugam sua casa?
– Quais são os seus maiores desafios?
– O que tira o sono deles à noite?
– O que eles passam a maior parte do tempo fazendo?


Uma vez que você reuniu essa informação, existem muitas maneiras de construir visualmente a “persona”. Um exemplo, é este abaixo:

  • Nome: Luciano
  • Idade: 39 anos
  • Classe: A
  • Estado Civil: Casado
  • Escolaridade: Ensino superior completo (graduado em Contabilidade)
  • Profissão: Técnico em contabilidade
  • Marcas: Harley Davidson, Lacoste, Nike
  • Características: Tem 1 filho, mora em uma casa com sua esposa e filho em Curitiba
  • Personalidade: Luciano tem uma vida profissional estável e adora o que faz, mas é apaixonado por moto (principalmente por sua Harley). A moto é um lazer em sua vida, ou seja, não a usa como meio de transporte/trabalho. Luciano adora viajar, gosta de frequentar bares, ir ao cinema, e passar tempo com sua família.

2. Identificar os problemas deles

Compreender as questões ou necessidades que os clientes têm é crucial para entender como abordá-los adequadamente com suas mensagens. Você pode coletar essas informações sobre os “pontos de dor” do cliente através de pesquisas, por exemplo, que podem fornecer informações valiosas sobre seus clientes.

Ao criar uma pesquisa, lembre-se de mantê-la curta e simples. A maioria das pessoas está ocupada, e se você enviar uma pesquisa longa e complicada, eles simplesmente não a farão. Foque nas questões mais importantes e use somente essas. Uma boa pesquisa é curta, fácil de entender e fácil de responder.

Além disso, faça perguntas de múltipla escolha em vez de perguntas de sim/não e inclua uma ou duas perguntas abertas, como “Que tipo de serviços adicionais você gostaria que nós tivéssemos?” Ou “Há algo mais que gostaria de comentar?”

Isso irá lhe dar respostas que são verdadeiramente individualizadas e que o aproximam um pouco da identificação dos “pontos de dor” do público-alvo.

3. Fornecer informações exclusivas

Use os resultados da pesquisa para compartilhar informações sobre seus clientes de volta com seus próprios clientes. Afinal, eles estão interessados ​​no que pessoas de mentalidade semelhante estão fazendo também!

Os resultados da pesquisa podem ser um grande recurso na criação de conteúdo convincente, pois contêm informações que ninguém mais tem acesso.

Qual a melhor maneira de criar conteúdo relevante do que usando informações diretamente de seus clientes?

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4. Escute seus clientes nas mídias sociais

Acompanhe atentamente o que os clientes estão falando sobre seus negócios e seus concorrentes nas mídias sociais para obter informações valiosas sobre a mente deles. Isso lhe dá a oportunidade de adquirir inteligência em tempo real sobre concorrentes, bem como comentários não filtrados sobre como sua própria marca é vista ou falada.

Existem inúmeras plataformas de gerenciamento de redes sociais que o alertam sempre que alguém está falando sobre sua marca. Você pode configurar alertas para o nome da empresa, produto, palavras-chave, funcionários, etc. Em seguida, quando um alerta é exibido, você pode rever a conversa para encontrar dados acionáveis ​​para ajustar suas campanhas de marketing.

A informação que você recolhe nas mídias sociais, pode (e deve) ser usada para melhorar seu negócio, inclusive para identificar os problemas do cliente e criar conteúdo que atenda esses problemas.

5. Defina seus principais benefícios

As pessoas sempre querem saber “o que eu ganho com isso?” Seus clientes não são diferentes. Em vez de vendê-los com os recursos do seu produto ou serviço, crie conteúdo que demonstre claramente como seu produto ou serviço resolve as necessidades comuns do consumidor.

Existem duas áreas-chave que motivam os clientes: finanças e emoções. Deixar seu cliente saber o que eles ganham fazendo negócios com você sempre será mais eficaz do que falar sobre seus negócios ou características do produto. Os benefícios são, em última análise, o que converte potenciais clientes em clientes.

6. Use os canais apropriados

Entender o seu público-alvo não é apenas saber quem é o seu cliente, mas também onde ele ou ela gasta tempo online. É tão importante quanto ter um conteúdo relevante para o seu cliente.

Embora pareça que você precisa estar presente em todas as plataformas de redes sociais, é importante investir seu tempo e recursos nas plataformas em que seus clientes estão mais presentes.

Então, como você encontra onde seus clientes estão? Voltemos às nossas duas primeiras etapas. Analise esses dados demográficos das redes sociais que são divididos por plataforma e determinam onde suas pessoas do comprador se encaixam.

Conclusão

Sem uma compreensão aprofundada do seu mercado-alvo, seu conteúdo provavelmente será menos eficaz para capturar atenção deles. Saiba mais sobre seus clientes. Conheça-os por dentro e por fora. Compreenda o que tira o sono deles. Em seguida, use essas informações para criar conteúdo relevante que efetivamente envolverá seu público-alvo.

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