Você tem uma fanpage no Facebook? Já clicou no botão de “Impulsionar Publicação” para promover suas postagens? Se sim, temos notícias para você.

 

O botão de impulsionamento pode ser um desperdício de dinheiro. Se você estiver usando ele com freqüência, provavelmente está jogando muito dinheiro fora. Nesta matéria, vamos mostrar exatamente o que este botão é e por que você não deve usá-lo para promover seu conteúdo no Facebook.

O que é o botão Promover Publicação?

Há cinco anos, a plataforma de anúncios do Facebook ainda estava em seus estágios iniciais e parecia complicada para muitos empresários. Então, em 2012, o Facebook apresentou uma maneira fácil de patrocinar seu conteúdo – Promovendo a publicação. Com isso, você poderia criar uma campanha sem sair da sua fanpage.

Poucos anos depois, o botão “Promover Publicação” virou “Impulsionar Publicação” e recebeu mais atualizações. A sua essência, no entanto, permaneceu a mesma – oferecendo uma maneira rápida e fácil de gastar dinheiro e alcançar mais pessoas com suas postagens no Facebook.

À medida que o alcance orgânico entrou em colapso ao longo dos últimos anos, muitos administradores de páginas no Facebook começaram a focar no impulsionamento para colocar suas mensagens na frente do seu público-alvo.

Mas isso é uma boa idéia?

O que acontece quando você impulsiona um post? Você entra na sua fanpage, encontra uma publicação que deseja promover e clica em “Impulsionar Publicação”. Em seguida, escolhe a audiência, orçamento e duração da campanha e clica em “Impulsionar”.

Como realmente promover uma postagem no Facebook?

O que você talvez não saiba: quando você impulsiona uma publicação, o Facebook apenas cria uma nova campanha publicitária na sua conta de anúncio com o objetivo “Engajamento”. Aí é que as coisas começaram a ir para o caminho errado…

[thrive_leads id=’45580′]

Por que você não deve “Impulsionar” seus posts?

O Facebook otimiza suas campanhas dependendo do objetivo que você escolhe. Se você escolher o objetivo “Cliques no site”, o Facebook otimizará os links para o seu site. Se o objetivo for “Conversões”, o Facebook analisará todas as pessoas que já converteram e tentará alcançar pessoas semelhantes. Mas se você impulsionar a publicação, o Facebook sempre otimizará apenas para mais engajamento – mais curtidas, compartilhamentos e comentários.

Então, mesmo se você decidir impulsionar a publicação de um link, o Facebook ainda irá otimizar para o engajamento e não para cliques no link.

Muitas vezes você irá ver anúncios recebendo uma série de curtidas (especialmente com uma segmentação ampla), mas apenas uma fração dessas pessoas clicará em seu site.

Opção de segmentação limitada

Se você olhar para a segmentação de impulsionamento, você tem 3 opções:

  • Pessoas que curtiram sua página – anunciar a todos os seus fãs.
  • Pessoas que curtiram a sua página e amigos delas – anunciar a todos os seus fãs e amigos deles.
  • Pessoas que você escolhe através de segmentação – publicidade para um público-alvo específico que você escolher.

Vamos explicar melhor:

Pessoas que curtiram a sua página: se você não fez um bom trabalho com a atração de curtidas de alta qualidade (poucas empresas fazem), você estará desperdiçando uma fração do seu dinheiro.

Pessoas que curtiram sua página e amigos delas: Não importa se você tem fãs super relevantes ou não, você ainda estará desperdiçando seu dinheiro – a audiência dos amigos dos fãs pode conter mais de 1 milhão de pessoas. Portanto, não há nenhuma maneira em que o Facebook poderá encontrar as pessoas mais relevantes dentro dessa audiência. E é impossível você adicionar mais interesses para torná-la mais específica.

Pessoas que você escolhe através da segmentação: embora você possa escolher interesses específicos, as escolhas de segmentação ainda são limitadas para essa modalidade de campanha. Por exemplo, você não consegue escolher comportamentos, não consegue usar a segmentação detalhada para alcançar pessoas que estão interessadas tanto em A quanto em B. Além disso, não pode incluir ou excluir os fãs da sua página ou audiências personalizadas.

Independentemente da opção de segmentação que você escolher, ainda estará desperdiçando parte do seu dinheiro.

E finalmente, você não pode controlar o local de veiculação dos anúncios. Sem o controle sobre o posicionamento dos anúncios, a opção é sempre o Feed de notícias do desktop e o Feed de notícias móvel.

Por que você não deve usar o botão de “Impulsionar Publicação”?

Mesmo que um site seja responsivo e compatível com dispositivos móveis, a taxa de conversão no celular geralmente é de 2 a 3 vezes menor que no desktop. A conversão móvel tende a ser mais baixa porque não é tão conveniente preencher os cadastros ou informação de compra no celular. Se o site não for responsivo, é ainda pior.

Se você escolher os dois canais – mobile e desktop (algo que você não pode controlar com a publicação impulsionada), você provavelmente receberá uma tonelada de tráfego móvel que não converte.

O que fazer a respeito?

Para começar, o primeiro passo é parar de usar o botão de Impulsionamento.

Não importa qual público você deseja alcançar – fãs da página, amigos de fãs, pessoas por interesses – você pode fazer isso de forma muito mais efetiva criando campanhas e anúncios no Gerenciador de Anúncios ou no Power Editor.

Mesmo que demore mais, você poderá escolher o objetivo da campanha mais adequado, selecionar um público-alvo mais relevante e ter controle total sobre onde mostrar seus anúncios.

Com isso, você irá economizar dinheiro de publicidade e terá um ROI muito melhor em suas campanhas.

Afinal, seu objetivo não deve ser apenas para obter mais engajamento, mas também para que as pessoas tomem uma ação – visitar seu site, inscrever-se, comprar um produto – e você deve fazer de tudo para atingir esses objetivos da forma mais efetiva possível.

[thrive_leads id=’45580′]

× Posso te ajudar?