Hoje em dia, ainda é muito comum ver empresas comentando erros graves no gerenciamento das redes sociais. Confira na matéria a nossa lista com os 05 erros mais graves e como resolvê-los!

Durante alguns anos as redes sociais foram associadas ao lazer, sem praticamente qualquer relação com trabalho. Mas o cenário mudou: as redes sociais, atualmente, servem não apenas para se comunicar com amigos e familiares, mas também para fazer negócios. Hoje em dia, muitas empresas usam as mídias sociais como o centro de sua estratégia de marketing. Fazer a gestão correta dessas redes e saber como trabalhar com elas é essencial para se posicionar da maneira certa e ter sucesso.

Apesar de ser possível encontrar muita informação disponível online, ainda é comum ver empresas cometendo erros graves no gerenciamento dessas redes. Você não quer estar nesse grupo, certo?

Então confira a lista com os 5 erros mais graves que separamos para você.

 

1. Postar conteúdo sem qualidade (ou muito pessoal)

Esse é um erro comum que muitos empresários de pequenos negócios acabam cometendo. Não podemos pensar que a página pessoal é a mesma coisa que a página da empresa. Quando se trata de empreendimentos, precisamos ter em mente o que interessa ao seu público-alvo e não opiniões pessoais.

“Busque identificar o que seus consumidores realmente desejam saber, quais as principais dúvidas, dificuldades ou desejos. Em cima disso, é que você deve trabalhar os conteúdos das suas páginas”, aconselha Kim Kopycki, diretor da LOWE.

Tenha cuidado com o que você posta e compartilha, fique atento ao acabamento das imagens e textos (gramática, ortografia). Revise antes de postar.

Lembre-se também: não poste algo que sua empresa não cumpre no dia-a-dia. O seu discurso deve estar 100% alinhado com sua prática. O público irá perceber se houver qualquer inconsistência nas redes.

 

2. Não ter frequência/consistência (criar uma página e abandoná-la)

Hoje em dia, criar uma fanpage é muito fácil, o grande desafio é mantê-la atualizada.  O ideal é encontrar um equilíbrio, não postar demais nem de menos. Mantenha uma consistência no volume de publicações. Não passa uma boa impressão abrir a fanpage da empresa e ver que o último post foi feito há mais de meses. Porém, também não é interessante sobrecarregar seus fãs com conteúdo.

Mantenha um contato com o público que segue a sua página, pois esses são clientes em potencial e vendas podem surgir de publicações.

 

3. Descartar a opção de investimento nas redes

Nem sempre ter qualidade no trabalho nas redes sociais irá garantir o sucesso da sua página. Na realidade, muitas vezes é necessário um “empurrãozinho” através de investimentos em campanhas e patrocínio de publicações. Isso não significa que você deve colocar dinheiro em tudo que publica, mas sim escolher as formas corretas de destacar seu trabalho através de impulsionamento. Assim, você poderá construir uma boa base de fãs e poder contar cada vez mais com um alcance maior a um custo mais baixo.

Além disso, as campanhas possibilitam a geração de cadastros de potenciais clientes de forma muito fácil. É uma excelente maneira de ter um retorno a curto prazo, e de fortalecer sua equipe comercial ou promover determinado produto.

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4. Responder o cliente de qualquer jeito

A sua página está aberta para todos verem, de forma que, qualquer publicação e/ou resposta será visível para todos, mesmo para quem não é seu seguidor. Portanto, sempre tenha muita cautela.

Escute os seus clientes, pois eles podem ajudar a antecipar tanto coisas negativas quanto positivas, como novas ideias de negócio. Se algum cliente reclamar de seu produto, é possível agir antes que isso se torne um problema em grande escala. Assim como as pessoas podem criticar sua empresa, eles podem também dar boas ideias.

 

5. Postar sem fazer uma análise

Nós mencionamos frequência no tópico 2, porém não basta apenas ter frequência no volume de publicações. É preciso analisar quais publicações são bem sucedidas e quais não são. Por exemplo, o que traz melhores resultados? Uma imagem, um vídeo ou um texto? De que tipo? Você deve mensurar isso, analisar a interação e entender o que traz melhores resultados.

Com essa análise é possível identificar qual rede social traz mais benefícios para o seu negócio e merece mais investimento. Muitos empreendedores, por falta de conhecimento, acabam apostando em todas as redes sociais disponíveis. É preciso entender o que cada uma faz e os benefícios que podem chegar a trazer.

Após um período (por exemplo, 3 meses) regaste as publicações de mais sucesso e faça uma análise, entenda o que deu certo e como replicar isso.

 

Quer saber mais sobre gerenciamento de redes sociais aqui na Agência LOWE? Entre em contato conosco: (41) 3018-4099 ou Whatsapp – (41) 99578-4787.

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