O ano de 2019 está definitivamente acabando e chegou a hora de você, empresário, planejar o próximo ano para gerar mais oportunidades de negócio, concorda?

Mas, porque fazer isso agora? 

Começar o ano de forma organizada vai fazer com que sua empresa evolua de forma mais rápida e com metas definidas. Não tenha dúvidas disso!

Por isso, vamos pontuar aqui alguns fatores fundamentais para que isso aconteça:

#1. Avaliar os resultados gerados em 2019

Sua empresa atingiu os objetivos traçados lá no começo do ano?

Você usou o marketing de forma correta para aumentar suas vendas?

Avaliar os resultados é fundamental para ter clareza do cenário atual da sua empresa.

Faça o checklist e veja quais objetivos foram alcançados e quais não. 

Essa primeira avaliação já vai te mostrar, por exemplo, onde você alocou mais esforço, onde você pode melhorar, que processos deve alterar dentro da sua empresa.

Ações com resultado positivo – Podem ser implementadas no planejamento do ano seguinte buscando ter resultado parecido ou melhor.

Ações com resultado negativo – Devem ser avaliadas com ainda mais atenção para que você identifique de fato o problema, compreenda o que poderia ter sido diferente e trabalhe em cima de novas ações para alcançar o objetivo em 2020.

#2. Análise de ações comercias da sua empresa

Quais foram suas ações comerciais em 2019?

Quantas ações novas você implementou para aumentar seu faturamento?

Quais deram certo?

Se você não pensou em promoções, brindes, benefícios, lançamentos…ALERTA!

As ações comerciais são fundamentais para aumentar as vendas e estão diretamente ligadas ao sucesso das suas campanhas de marketing digital.

Construa OFERTAS poderosas mensalmente para atingir seu objetivo de vendas anual.

#3.  Equipe

Quem faz parte da sua equipe de vendas?

Você sabia que um dos principais pontos para que sua empresa cresça são as pessoas que fazem parte dela?

Ninguém consegue dar grande escala à um negócio sozinho. 

É fundamental avaliar, nesse momento, quem faz parte do seu time e o quanto essas pessoas estão realmente engajadas e empolgadas em fazer parte da sua empresa.

Hoje uma boa equipe comercial é especialista. Como está sua equipe nesse momento?

#4. Treinamento

Toda a empresa deseja estar à frente dos concorrentes. Inovar e buscar conhecimento na sua área de atuação no mercado é fundamental. Isso se estende a sua equipe comercial. 

Investir em treinamentos para o seu time é imprescindível na hora de construir uma estratégia matadora perante os seus concorrentes diretos.  

É nessa hora que você torna a sua equipe comercial mais qualificada e transforma seus resultados. 

Que treinamentos você pode fornecer a sua equipe de marketing e vendas em 2020? Quais são as habilidades que precisam ser melhoradas?

#5. Investimento

O quanto você investiu esse ano em marketing para sua empresa crescer?

Você lembra daquele ditado que “a propaganda é a alma do negócio?” Com a chegada das redes sociais e estratégias completas de marketing digital investir se tornou obrigação para as empresas de qualquer tamanho. 

É aí que um bom planejamento entra. Organizar suas ações comerciais, pensar em ofertas poderosas e trazer especialistas para dentro da sua empresa farão toda a diferença nas suas vendas. 

Quais canais do digital você usou? Criou campanhas no Google? Criou campanhas no Facebook? LinkedIn? Quais foram os resultados?

#6. Planejamento Comercial

Depois de toda essa análise, vem o planejamento.

  • Defina os objetivos da sua empresa em 2020. Quanto você quer vender no primeiro trimestre?
  • Crie uma boa estratégia comercial. Quais ações vai fazer para atingir suas metas?
  • Qual será seu processo de vendas? Treine sua equipe, implemente ferramentas que vão ajudar a organizar e tornar o processo de venda mais rápido, como um CRM – se ainda não tiver.
  • Defina bem seu perfil ideal de cliente junto com sua equipe comercial.
  • Defina quais serão os canais para a captação de potenciais clientes. Você vai usar as Redes Sociais? Google? Hoje esperar que as pessoas passem na frente da sua empresa e entrem para comprar é um grande erro. 
  • Quais serão as ações comerciais de 2020 para captar mais clientes, qual será sua OFERTA matadora? 

#7. Planejamento de Marketing 

Marketing e vendas são tão interligados que hoje não é mais possível pensar em vendas sem pensar em uma estratégia para divulgar seu produto ou serviço.

Afinal, se você tem um ótimo produto, mas ninguém sabe disso, suas vendas serão zero, certo?

Se você tem um ótimo produto, mas 10 pessoas sabem, suas vendas serão baixas.

Se você tem um ótimo produto e milhares de pessoas sabem, milhares de pessoas podem comprá-lo.

Portanto, para alavancar suas vendas em 2020 você precisa de um bom planejamento de marketing.

No planejamento comercial, você já definiu quem é o perfil ideal de cliente, definiu também ações comerciais para captar novos clientes e já escolheu os principais canais para divulgar sua empresa.

Então, o que você vai planejar no marketing?

Primeiro, quem é responsável pela criação dos seus anúncios? Você tem uma equipe interna? Você tem uma Agência? Você tem o primo do amigo?

  • Avaliar quem vai criar, analisar e otimizar suas campanhas é essencial para atingir seu objetivo.
  • Quanto você vai investir em marketing no próximo ano? Você sabia que o valor de investimento em marketing faz parte do cálculo de preço do seu produto? Você já faz isso? 
  • Como você vai medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento). Uma boa estratégia deve ser medida. 
  • Qual é o objetivo dos seus anúncios? Quer gerar mais contatos via whatsApp? Quer captar cadastro de clientes?

Se você avaliar bem 2019 e planejar 2020 com foco em VENDER MAIS, não tenha dúvidas que sua chance de crescer é altíssima.

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