Para muitos, a conquista do próprio negócio é a realização de um sonho. Mas não é só abrir as portas que a empresa se mantém sozinho. O empresário precisa investir tempo e dinheiro constantemente para que esse sonho não vire pesadelo.

Muitos desses profissionais fazem o melhor que podem para manter a empresa sempre viva. Esses administradores trabalham duro, fazem networking, procuram se tornar conhecidos, coletam cartões de visita, telefonam e encontram pessoas. Você deve estar imaginando que esse é o empresário de sucesso, mas, na maioria dos casos, não é isso que acontece. E tudo o que o você não quer é ver que seu negócio não vai pra frente.

Para te ajudar a não fazer parte das empresas que não tiveram sucesso em sua jornada, elaboramos um top 10 com os principais erros que os empresários cometem que fazem a empresa falir.

1: Entregar um produto ou serviço excelente, mas ser péssimo de marketing e vendas.

Não adianta nada oferecer ao cliente um ótimo produto ou serviço se esses clientes não chegam até a sua empresa.  

2: Não buscar o tipo certo de ajuda de marketing e vendas a tempo ou – nunca.

É importante ter em mente que profissionais qualificados para atender demandas de marketing e vendas não são gastos, mas sim investimentos que irão retornar para o seu negócio.

3: Não delegar ou contratar ajuda, em meio período que seja, para cuidar das “tarefas rotineiras de inteligência”.  

É importante entender que você, como empreendedor, precisa de ajuda para fortalecer as diretrizes do seu negócio.

4: Não ter um plano, meta, visão ou propósito de negócios em mente, incluindo falhar em ter um plano para falhas.

É muito importante ter um plano B para todas as situações. Não se apegue a estratégias. Nem sempre o que o funciona para uma empresa funciona para outra.

5: Não ter diferenciação – adotar o modelo “eu também”. Aquele entediante “mais do mesmo”.

É importante que o empreendedor saiba qual é o diferencial da sua empresa. O que faz o cliente consumir o seu produto e não bater na porta do concorrente?

6: Não se levar a sério (indicado por cartões de visita feitos em casa, website em uma plataforma gratuita, fazer economias em ninharias, etc).

O seu cliente busca o mesmo nível de profissionalismo que você espera do seu fornecedor. Para vender é preciso se apresentar bem.

7: Investir exageradamente nessas mesmas coisas – cartões de visita luxuosos, um website de 25 mil reais, publicidade exorbitante cara e muito ampla – e achar que isso é suficiente.

O empresário também precisa saber qual é o tamanho da sua empresa e a quantidade do orçamento que ele deve investir em cada melhoria na empresa.

8: Falta de expertise e liderança nas ideias inovadoras em seu foco de marketing – tentar ser tudo para todas as pessoas.

Você precisa dimensionar o tamanho da sua empresa e o impacto dela na região. Não adianta você categorizar a sua empresa como nível nacional, sendo que o impacto dela é regional, ou até mesmo somente no bairro onde ela está presente. Ofereça serviços que o seu negócio consiga ter uma resultado final satisfatório.

9: Deixar de desenvolver alianças (não pense que pode fazer tudo sozinho. Contrate as pessoas certas para fazer o trabalho, terceirize, ou faça uma parceria).

Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Nem mesmo o empreendedor. Delegue funções, acredite no potencial de profissionais especializados. Se essas não são alternativas disponíveis para o tamanho do seu negócio, pense em fazer uma parceria.

10: Subestimar o tempo e o dinheiro necessários para seu negócio crescer com sucesso (lembre-se, nem tudo vai funcionar logo na primeira vez. Ou na décima. Planeje experimentos, testes e milhares de pequenos ajustes ao longo do caminho).

A última dica é a mais importante. Não jogue a toalha. Desenvolva novas estratégias e faça ajustes ao longo do caminho. A trajetória de uma empresa não é linear, ela possui seus altos e baixos, e aí os baixos ficam por mais ou menos tempo de acordo com a expertise do empresário em desenvolver novas estratégias de negócio.

E agora que você já tem todos essas dicas, venha para a Agência LOWE, que fazemos um diagnóstico completo do seu negócio gratuitamente.

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