É muito difícil encontrar alguma empresa que, nos dias de hoje, não tenha uma comunicação disponível online. As redes sociais são a principal forma do cliente encontrar a empresa na internet, e é por isso que é essencial para todo empresário ter as plataformas digitais do seu negócio em dia.

Mas gerir as redes sociais de uma empresa não é uma tarefa tão fácil assim. É importante pensar em uma estratégia que esteja aliada aos valores da empresa e, além de tudo, levar em consideração alguns fatores: o público-alvo e o público presente na página, o conteúdo a ser veiculado, a linguagem a ser utilizada e a forma adequada de se comunicar pela plataforma.

Dessa forma, saber o que NÃO fazer nas redes sociais da empresa é indispensável. Por isso, selecionamos seis erros comuns cometidos por empresas nas redes sociais, com base nos diagnósticos que realizamos aqui na LOWE. Confira:

Achar que as redes sociais são uma vitrine da empresa: Não! Essa não é a forma mais fácil, e nem correta, de vender o seu produto. As plataformas digitais não são canais efetivos de venda, são somente um impulso para que isso aconteça. A venda do seu produto será eficaz a partir de um relacionamento saudável estabilizado com o cliente, que pode ter, como ponte, a rede social. Ou seja, ao invés de criar uma relação com o público-alvo, a atitude de propagar os seus produtos em excesso só afastará esse objetivo.

Não responder o cliente: Errado! Muitos empresários não sabem ao certo como dar o suporte correto ao cliente, o que muitas vezes acarreta na perda de um lead ou até mesmo de uma venda real. Uma ótima dica é a ferramenta de respostas automáticas, pois, assim, o cliente não precisa esperar por uma resposta e o gerenciador da página poderá responder assim que tiver a disponibilidade.

Textos sem “call to action”: Evite! Textos – principalmente ao divulgar um serviço – sem chamada para ação acabam não captando o cliente com tanta eficácia. Se no post você propaga um produto e fala de seus benefícios, por exemplo, o cliente muito provavelmente ficará interessado. Nesse caso, o mais indicado é deixar o contato da sua empresa disponível para que o cliente entre e vá atrás de um orçamento ou compra. 


Fotos com bancos de imagens: Atrapalham! O cliente gosta e se atrai por aquilo que vai realmente consumir, por isso, utilizar fotos reais dos produtos que você quer divulgar é essencial para atrair e também construir uma maior fidelidade com o público.

Utilizar de um tom muito formal nas redes sociais: Não é tão bom! Isso não quer dizer que é necessário utilizar gírias ou abreviações, mas ser extremamente formal também não ajuda (claro, há exceções para alguns negócios). A sua empresa, na internet, é como se fosse uma pessoa. Ou seja, precisa ter um tom similar ao da vida real, posicionando-se de acordo com seus valores e sua missão. Entretanto, a linguagem precisa ser acessível ao cliente o suficiente para que ele sinta abertura para sugerir, elogiar, comentar e interagir com a página da empresa.

A aparência é o de menos: Errado! Entupir o seu feed de propagandas e querer vender sem ao menos apresentar o produto é um erro que afasta muitos clientes, por isso é importante planejar e definir seu público-alvo e objetivo. Dar uma visibilidade aceitável para trazer uma boa impressão para quem busca pelos seus serviços é imprescindível quando se quer atrair clientes para as redes sociais.

Se identificou com algum desses erros? Então é hora de começar a investir nas suas redes sociais! Esses foram somente seis, mas existem muitos outros que podem ser solucionados – e com facilidade. Por isso, não hesite na hora de investir nas plataformas digitais, elas podem render muito para sua empresa além de conseguir divulgar muito melhor o seu trabalho!

Para ter mais dicas, aprender mais sobre marketing digital e melhorar as suas redes sociais, acompanhe outras matérias em nosso blog e também peça um diagnóstico grátis da página da sua empresa!

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