Pode-se dizer que o WhatsApp é, se não líder, membro do top 5 das redes sociais mais utilizadas no momento. A agilidade, instantaneidade e praticidade do aplicativo torna tudo muito mais fácil e, a partir do momento em que até negócios podem ser resolvidos pela plataforma, não há motivo para não usar o celular. No último ano a rede lançou um novo formato para se comunicar: o WhatsApp Business, que torna possível o atendimento rápido e direto de empresas com seus clientes.
Excelente para primeiro contato
O WhatsApp, por ser efetivamente mais rápido que outros meios, é uma ótima escolha para ser um dos primeiros contatos do cliente com a empresa. Obviamente existem outros meios eficazes, mas a praticidade de se responder uma mensagem que pode ser lida no mesmo instante facilita as coisas e agrega valor aos olhos do cliente.
Segundo Eduardo Gueber, gerente de atendimento da Agência LOWE, utilizar o aplicativo é uma forma de facilitar a venda e a relação com o cliente.
“Eu acho que a rede social é uma forma rápida e ‘mais íntima’, pois torna a relação mais direta. Você ter o número do cliente já é um benefício enorme e estar na lista de contato dos clientes é muito bom também. Hoje em dia o WhatsApp está em qualquer dispositivo, e você pode enviar diretamente informações dos produtos ou serviços. Divulgar seu trabalho cria um networking muito bom para a empresa.”
Como meio de divulgar promoções e ações comerciais
A possibilidade de poder oferecer suporte para os clientes e de disseminar promoções também torna a ferramenta um grande aliado na hora de vender. Criar essa conexão com o cliente também o deixa mais confortável e confiante, tanto para ajudá-lo a resolver seus problemas com mais rapidez, quanto por trazer a confiança de que ele não será deixado na mão. Além disso, uma boa ideia para vender mais na rede social é utilizar a possibilidade de separar os melhores clientes em um grupo “VIP”, onde as melhores ofertas e promoções poderão ser oferecidas com exclusividade.
Famosa lista de transmissão
Outro fator muito bem considerado para divulgar seu trabalho na plataforma é a ferramenta chamada “Lista de Transmissão”, que agrupa contatos com interesses semelhantes a fim de divulgar a mesma ideia, informação ou produto de uma vez só, porém de forma individual. Ou seja, você pode enviar a mesma mensagem para vários contatos diferentes, sem que eles tenham acesso ao número do outro. Desta forma, disseminar a sua ação comercial por “categoria” de relevância, para os clientes que mais têm interesse, é extremamente eficaz para a percepção deles sobre sua empresa.
Como fazer uma Lista de Transmissão em Android (Fonte: WhatsApp FAQ)
Com todas essas ferramentas não é difícil contatar e alcançar seus clientes para que prestem atenção no seu produto, contanto que tenha o devido cuidado para saber o que vai ser divulgado e para quem. É fundamental que uma pesquisa sobre seu público seja feita, para que não tenha erro na hora de:
- os clientes preferem que a informação seja no formato de áudio, vídeo ou texto?
- os clientes autorizaram o envio das promoções ou o contato da sua empresa?
- seu negócio tem uma estratégia para oferecer algo de relevância e que não importune o cliente?
Esses materiais de apoio são indispensáveis, pois são uma forma fácil e prática de propaganda para seu produto. Porém, nem todos compartilham do mesmo gosto, e é aí que a pesquisa deve ser feita.
Prestar atenção nos contatos que serão selecionados na Lista de Transmissão, ou para formar um grupo fazem toda a diferença na hora de divulgar uma ação específica que atraia essas pessoas, pois, assim, vender é bem mais fácil.
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